1º Carro Elétrico da Grande Curitiba, e 20º entregue depois do Salão do Automóvel
A forma como Fábio e Ângela Filipini andarão de carro pelas ruas de
Curitiba mudou a partir desta segunda-feira, com grande ajuda da Globo
Renault Alto da XV.
O casal não precisará mais visitar um
posto de combustíveis; o intervalo das manutenções periódicas será mais
longo e não a cada 12 meses, além de eliminar a troca de óleo do motor; a
vida a bordo do veículo ficará silenciosa; e gastará cerca de R$ 40 na
semana para ir motorizado ao trabalho ou a um programa de lazer pela
cidade.
A razão dessa mudança na rotina deles atende pelo nome de
Renault Zoe. A dupla foi a primeira na capital paranaense a receber o
hatch 100% elétrico após a montadora começar a venda no Brasil para
pessoa física, em novembro do ano passado.
A entrega da 20ª e
última unidade do primeiro lote que a marca disponibilizou na fase de
lançamento mereceu uma cerimônia especial na concessionária Globo
Renault, do Alto da XV.
A autorizada paranaense e a Sinal
Renault, de São Paulo, são as únicas credenciadas a vender a novidade no
mercado nacional. Clientes de Londrina, Porto Alegre e Florianópolis
que adquiriram o modelo via site também tiveram os carros entregues pela
loja curitibana.
Queremos fazer parte desta transformação no
trânsito. É uma filosofia que trazemos há muito tempo, e o carro
elétrico está inserido nela... Teremos uma vida mais limpa e
sustentável, além do conforto de trocar o posto de combustível pela
recarga em casa e o benefício da redução do estresse com o fim do ruído
do carro, justifica Fábio para a escolha do exemplar movido a
bateria.
Na verdade, circular pela cidade dirigindo um carro
elétrico vem ao encontro da rotina de trabalho do casal. Eles comandam
um empreendimento que produz soluções inteligentes em eficiência
energética, a Graphus Energia.
Comprar um veículo verde
Tem
a ver com a mentalidade da empresa, de valorizar o uso eficiente da
energia elétrica, ressalta Ângela, que dirige no dia a dia um Peugeot
208 - o outro carro da família, um 308, usado como parte do pagamento na
compra do Zoe.
Preço é um choqueA
etiqueta do elétrico, aliás, é de R$ 149.990, fora a estação de
recarga, disponível em três modelos de reabastecimento e com preços que
variam de R$ 6,5 mil (recarga total em até 11h) e R$ 9 mil (até 1,5h).
Pela
condições das instalações elétricas do condomínio onde mora, o casal
comprou um carregador monofásico de 127V/ 32A, de 11h no carregamento. Com disciplina, manteremos a carga sempre acima de 50% e isso levará
menos tempo na hora de recarregar, salienta Fábio.
O Zoe utiliza
baterias de lítio de 41 kWh, que equivale 90 cv de potência e 22,4 kgfm
de torque, além de uma autonomia de 320 km a 370 km, com a boa
utilização do sistema de regeneração de energia vindo das frenagens,
realimentando as baterias.
Como o custo de 1 kWh no Paraná é próximo a R$ 1, o casal desembolsará cerca de R$ 40 para completar a carga.
O
preço do carro ainda é um impeditivo para que a Renault faça volume com
Zoe no Brasil - na Europa, ele é o 100% elétrico mais vendido. No
entanto, o segundo lote que chegará em abril já terá o dobro de unidades
disponíveis - 40 carros.
Desde novembro passado, a alíquota para
a importação (IPI) para veículos elétricos caiu de 25% para 8% (quase
similar à dos carros 1.0, que é de 7%), como prevê o novo regime
automotivo Rota 2030. A Renault informa que a redução já está impactada
no valor do hatch premium.
A encomenda de uma unidade do próximo
lote pode ser feita pelo hotsite do carro com o mesmo preço de
lançamento e mediante sinal de R$ 2.990 na reserva.
Custo da bateria caindo
Na
Europa, com um incentivo do governo de cerca de 5 mil euros, é possível
comprar um Zoe pelo valor de um Clio (que chegou à quinta geração e por
lá é um carro premium), diz o diretor de Comunicação da Renault do
Brasil, dando a entender que ainda falta mais incentivo federal para
fomentar as vendas de elétricos no país.
Ele lembra que nos
últimos anos no mundo houve um crescimento de 35% na comercialização de
modelos movidos a energia limpa, sendo que na Europa o salto foi de 60%.
Segundo o diretor, a tendência é o preço do elétrico cair gradativamente, ao ponto de logo se igualar aos carros convencionais
O
custo dos motores a combustão está subindo, com a tecnologia downsizing
e a aplicação cada vez maior de turbo e injeção direta. Já a propulsão
elétrica vem caindo e com ganhos na autonomia. Em dois anos, o Zoe
passou de 200 km para quase 400 km com uma carga, ressalta.
Ele
cita o caso do Kwid K-ZE, que será lançado ainda em 2019 na China como o
carro elétrico mais barato do mundo. O modelo também deve chegar ao
Brasil no futuro, uma vez que ele foi desenvolvido para os mercados
emergentes.
Durante o evento desta segunda-feira, o diretor de
Comunicação ventilou que a marca voltará a falar de carro elétrico no
Brasil em breve, possivelmente com outra novidade.
Domínio Renault no Brasil
No
Brasil, além do Zoe, a Renault também comercializa outros dois 100%
elétricos: o quadriciclo Twizzy e a van Kangoo ZE. Ambos, porém,
voltados para o uso comercial por empresas no Rio de Janeiro, São Paulo,
Bahia, Paraná e até Fernando de Noronha.
Um em cada dois
veículos elétricos vendidos no Brasil ostenta o logotipo da marca
francesa. Já são 200 unidades da Renault em circulação no país,
garante Caíque.
Em breve o Zoe ganhará a companhia do Nissan
Leaf, que está em pré-venda e estreia nas lojas na virada do semestre, o
Chevrolet Bolt, previsto para o segundo semestre, e o JAC iEV40,
programado para ser lançado em julho.
Confira algumas fotos da entrega abaixo;
Publicado em: 02/04/2019