A expertise da Renault tunada pela Alpine

A expertise da Renault tunada pela Alpine

A Renault está revelando sua versão de alta performance do Rafale: o Renault Rafale E-Tech 4x4 300 cv. Fruto de todo o know-how da marca e da paixão das equipes, a nova motorização híbrida plug-in recarregável oferece o melhor de dois mundos, permitindo um uso no modo a combustão ou elétrico, dando preferência ao modo elétrico no dia a dia. O Renault Rafale E-Tech 4x4 300 cv vai muito além do motor de alta performance. Perfeitamente alinhado com seu tempo, ele é pra lá de eficiente, com até 1.000 km de autonomia (WLTP*). Com a inclusão do motor elétrico no eixo traseiro, o carro-chefe da marca conta com um sistema de tração integral ativo de forma permanente. Além dos equipamentos tecnológicos e de segurança de ponta, o Rafale E-Tech 4x4 300 cv otimiza a tração e aderência ao solo em qualquer circunstância.

A versão Atelier Alpine eleva ainda mais o patamar de excelência em termos de prazer de dirigir, graças à parceria com os especialistas da marca Alpine. Com a tunagem do chassi realizada pelos engenheiros da Alpine Cars e o sistema inteligente de suspensão ativa, o Renault Rafale E-Tech 4x4 300 cv Atelier Alpine entrega um comportamento ao volante e prazer de dirigir do mais alto nível.

A motorização do Rafale E-Tech 4x4 300 cv é baseada no grupo motopropulsor E-Tech hybrid 200 cv, ao qual é associado um motor elétrico no eixo traseiro e uma bateria recarregável de grande capacidade. Com 22 kWh, ela oferece ao Rafale uma autonomia de até 100 quilômetros (WLTP*) no modo 100% elétrico.

Gerenciado pela tecnologia E-Tech, o motor a combustão associado aos três motores elétricos e à bateria entrega uma potência de 300 cv. A gestão da energia é otimizada continuamente, proporcionando uma relação performance / eficiência no melhor nível do mercado. O modelo oferece um nível de consumo de combustível de 0,7l / 100 km em uso misto WLTP, mantendo o nível moderado de 5,8 litros / 100 km mesmo quando a bateria está descarregada, graças à eficiência do motor a combustão e à grande capacidade da bateria (pendente da homologação WLTP).


Sob o capô, o motor a combustão de 3 cilindros e 1,2 L conta com um novo turbocompressor, que eleva a potência para 110 kW, ou 150 cavalos (versus 96 kW ou 130 cavalos na versão E-Tech 200 cv) e o torque para 230 Nm (versus 205 Nm). A transmissão multimodos equipada com acoplamentos de garras foi adaptada a estas evoluções.

O motor a combustão é associado a três motores elétricos (2 principais e 1 secundário), para uma potência máxima acumulada de 300 cv:

No eixo dianteiro, o motor elétrico principal entrega 50 kW (70 cv) e 205 Nm de torque;
O segundo motor elétrico principal conectado de forma permanente no eixo traseiro garante 100 kW (136 cavalos) e 195 Nm de torque;
O motor elétrico secundário do tipo HSG (High-voltage Starter Generator – Motor de Arranque / Gerador de Alta Tensão) entrega 25 kW (34 cv) e 50 Nm de torque.
 

Para uma experiência de condução dinâmica, os diferentes motores trabalham em sinergia para entregar todo seu potencial, oferecendo os seguintes níveis de performance:

0 a 100 km/h em 6,4 seg. (vs. 8,9 seg. para o E-Tech hybrid 200 cv);
80 a 120 km/h em 4,0 seg. (vs. 5,6 seg. para o E-Tech hybrid 200 cv);
Com o veículo parado, são necessários 26,9 segundos para arrancar e percorrer 1.000 metros.
 

A utilização no modo elétrico é assegurada pelos dois motores elétricos principais, alimentados por uma bateria de íons de lítio de 22 kWh / 400 V. Já o motor elétrico secundário do tipo HSG assegura a partida do motor de combustão e controla as trocas de marchas da transmissão automática, contribuindo também para recarregar a bateria.

Com potência máxima de recarga de 7,4 kW (32A), o tempo para recargar completamente a bateria é de:

2h10min para 0 a 80%
2h55min para 0 a 100%


Publicado em: 20/05/2024

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