Novo Renault Duster Realiza Teste de Colisão e Recebe 4 Estrelas

Novo Renault Duster Realiza Teste de Colisão e Recebe 4 Estrelas

Em sua oitava bateria de testes realizados em 2019, o Latin NCAP - Programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina e o Caribe - concedeu quatro estrelas para proteção de adultos numa escala que vai de zero a cinco para a nova Duster, SUV da Renault e cujos resultados foram divulgados na quarta-feira, 30 (veja os vídeos dos testes no fim do texto). Na proteção de crianças que utilizam cadeiras infantis, o modelo recebeu três estrelas. A nova Duster utilizada nas colisões frontal e lateral foi fabricada na Romênia e é exportada para o Chile. A expectativa é de que sua produção no Brasil comece em 2020.
 
O Latin NCAP assegura que fará novos testes da nova Duster assim que suas versões fabricadas na América Latina (Brasil e Colômbia) estejam disponíveis.
 
Na análise da colisão frontal, o SUV apresentou uma estrutura instável, não conseguindo suportar cargas maiores de impacto. De série, o modelo oferece dois airbags frontais e controle eletrônico de estabilidade (ESC). No impacto lateral, a estrutura sofreu alta penetração (deformação da porta), o que para o Latin NCAP, não é esperado em uma nova versão. Ambas as cabeças dos dummies infantis tiveram contato com o interior do veículo durante o impacto, o que aumenta a probabilidade de ferimentos.
 
A nova Duster oferece ancoragens Isofix e Top Tether de série nas duas posições dos bancos traseiros, possui lembrete de cinto de segurança (SBR, na sigla em inglês) nos dois bancos dianteiros e oferece a possibilidade de desconectar o airbag do passageiro manualmente. O dummy de três anos foi instalado com ancoragens Isofix e Top Tether, enquanto o dummy de 18 meses foi instalado olhando para trás usando o cinto de segurança do adulto.
 
“Esperava-se um melhor desempenho de segurança no New Duster e um equipamento de segurança igual ao do Dacia Duster na Europa, que oferece airbags laterais e airbags para a cabeça, de série, entre outros recursos de segurança”, ressalta o secretário geral do Latin NCAP, Alejandro Furas.
 
Na mesma bateria, o Latin NCAP testou o recém lançado Seat Tarraco, SUV produzido na Alemanha e que traz sete airbags de série: três frontais, dois laterais e dois de cortina. Durante o teste de impacto lateral, a porta da frente se abriu, gerando a perda de um ponto na pontuação total – ainda assim, o modelo recebeu cinco estrelas (nota máxima em segurança) tanto para proteção de adultos quanto para crianças.
 
Além disso, foi concedida duas menções adicionais Latin NCAP Advanced Award, uma pelo recurso de proteção para pedestres como item de série e outra pelo sistema de frenagem automática de emergência (AEB) oferecido como opcional.
 
Os testes de ambos os modelos – New Duster e Tarraco – foram patrocinados, ou seja, quando a própria montadora oferece o carro para o crash test. Conforme as regras de patrocínio, o carro é escolhido aleatoriamente por representante do Latin NCAP e a montadora arca com os custos.
 
Veja os vídeos dos testes de colisão do Renault New Duster.




Publicado em: 06/11/2019

Commix Soluções Digitais