Os 5 clássicos da Renault

Os 5 clássicos da Renault

Que inovaram com turbo antes do Novo Captur

E foi em 10 de maio de 1977 que a Renault demarcou uma nova era ao apresentar o RS 01, o primeiro Fórmula 1 impulsionado por um motor turbo.
Pouco mais de dois anos depois, em 1º de julho de 1979, a marca estabeleceu novo divisor de águas tanto em sua trajetória quanto na da categoria máxima do automobilismo.
Um F-1 turbinado - o mais confiável e desenvolvido RS 10, guiado pelo francês Jean-Pierre Jabouille - chegava ao topo do pódio pela primeira vez.
Daí a transferir a tecnologia das pistas para sua gama de produtos foi um movimento elementar.
E assim foi com os modelos R18 Turbo, Fuego Turbo e R5 Turbo no alvorecer dos anos 1980.

Primeiro Renault produzido em grande escala equipado com turbo, o R18 pode ostentar no currículo ter sido um dos
pioneiros na democratização dos motores sobrealimentados, até ali destinados majoritariamente a esportivos
(que é o que vemos novamente no mercado atual, sendo o Captur com seu 1.3 turboflex um bom exemplo).
Se despediu do mercado europeu em 1989, somando pouco mais de dois milhões de unidades.

Lançado em 2004, o Megane R.S. é fruto da divisão Renault Sport, por ora a responsável pela divisão de esportivos da marca.
Hatch médio para casais descolados, na versão esportiva deve ser levado a sério: em 2011 estabeleceu um novo recorde
para o circuito de 21 km de Nordschliefe, em Nürburgring (Alemanha), com o tempo de 8 minutos, 7 segundos e 97 milésimos.



Publicado em: 22/10/2021

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