Renault foi a Quarta Maior em 2019 com KWID em Alta e Sandero Bombando
A Renault conseguiu uma das maiores façanhas de sua história no
mercado brasileiro. A empresa fechou 2019 como a quarta maior fabricante de
automóveis do país. Segundo números divulgados pela Fenabrave, a marca
emplacou 239.227 unidades e conquistou 9 por cento do mercado nacional de
automóveis de passeio e comerciais leves, superando com uma margem bem
apertada os 8,2 por cento da Ford.
Curiosamente, a
participação de mercado de cada empresa teve variação muita pequena de
um ano para o outro. A Ford fechou 2018 com os mesmos 8,2 por cento, enquanto a
Renault tinha 8,7 por cento - apenas 0,3 por cento a menos em relação aos 9 por cento de 2019.
A
diferença principal está na quantidade total de emplacamentos da
indústria em cada ano: em 2018, o número acumulado foi de 2.470.653
unidades, menos do que 2.658.927 automóveis e comerciais leves
registrados no ano passado.
Porém, esta não é a única razão do crescimento da Renault.
Kwid com a bola toda
Sandero
e Kwid tiveram bons resultados neste ano, com destaque para o
subcompacto que a fabricante gosta de chamar de o SUV dos compactos.
Fato
é que o pequeno Renault caiu nas graças do público. As vendas do modelo
já vinham bem nos últimos meses de 2019, mas tiveram um salto
expressivo em dezembro: foram 8.174 emplacamentos no mês final, bem mais
do que as 6.009 unidades registradas em novembro.
No
ano, o Kwid emplacou 85.117 unidades e assumiu a liderança do segmento
de hatches de entrada no ranking da Fenabrave. O modelo ficou à frente
de Volkswagen Gol (81.285 emplacamentos) e Fiat Mobi (53.444).
Sandero manda bem e até Duster cresceO
Sandero também deu sua importante parcela de contribuição no
crescimento da Renault. Neste ano, o hatch passou por uma reestilização e
manteve os bons números de seu antecessor. Foram 50.303 unidades
emplacadas de janeiro a dezembro, sendo que 5.608 delas foram
licenciadas no último mês de 2019.
Já o
Logan também ganhou mudanças, só que mais discretas. Além disso, o sedã
passou a vir com câmbio CVT e um visual aventureiro parecido com o do
Stepway. No total, ele emplacou 22.471 unidades durante o ano passado.
E
quando a fase é boa até os modelos menos badalados vão bem. O Duster
emplacou 3.171 unidades em dezembro e fechou 2019 com 26.090 veículos
licenciados. Assim, o veterano SUV ficou bem próximo do Captur, que
totalizou 28.660 emplacamentos.
E o futuro? A
Renault é uma das marcas que tem bom desempenho em vendas diretas.
Porém, a empresa vai precisar manter os bons resultados se não quiser
ter problemas. É o que afirma Milad Kalume Neto, gerente de
desenvolvimento de novos negócios da consultoria Jato Dynamics.
Sandero
e Kwid trazem volume e visibilidade à marca. Porém, esses modelos são
baratos e, assim, a empresa precisa ter vendas altas constantemente para
manter os lucros, analisou.
Milad diz também que os preços
mais baixos das vendas diretas também podem influenciar negativamente
quando o consumidor pessoa física revender o carro.
Se
este consumidor comprou um veículo com pouco desconto (em comparação
com os frotistas, por exemplo), a depreciação será muito mais elevada. E
isso pode afastá-lo da marca de forma natural.
Publicado em: 07/01/2020